Energil C

Bula do remédio Energil C.


Para quê serve Energil C?

Tratamento dos estados de carência de vitamina C (pré-escorbuto), escorbuto (doença de Moeller-Barlow). Aumento das necessidades na gravidez e no aleitamento, durante antibioticoterapia como também nos pacientes submetidos à hemodiálise. Nas crianças, distúrbios do desenvolvimento dos ossos e dentes; nos estágios mais avançados, hemorragias subperiósteas. Como suplemento vitamínico para recém-nascidos a termo e prematuros. Distúrbios de absorção (afecções gástricas e intestinais).


Quando não devo usar este medicamento?

Pessoas que apresentam hipersensibilidade ao ácido ascórbico. Nos casos de hiperoxalúria já que o oxalato é metabólito do ácido ascórbico. Caso exista sensibilidade à vitamina C, Energil C Rose Hips não deve ser utilizado.

Restrições e cuidados que devem ser considerados: o uso de Energil C Rose Hips em pacientes renais crônicos deve ser avaliado. O ácido ascórbico, por ser uma substância oxidante, pode interagir nos resultados dos exames patológicos de glicose, ácido úrico, creatinina e sangue oculto. Interromper a administração alguns dias antes de fazer o exame.


Como usar Energil C?

Comprimidos efervescentes: 1 g: tomar 2 a 4 comprimidos ao dia, ou a critério médico. Dissolver o comprimido em um copo com água, de preferência, às refeições. 2 g: tomar 1 a 2 comprimidos ao dia, ou a critério médico. Dissolver o comprimido em um copo com água, de preferência, às refeições. – Superdosagem: não se tem descrito sintomas de intoxicação, porém por se tratar de vitamina hidrossolúvel, recomenda-se a suspensão da administração e a ingestão de líquidos, principalmente água,


Quais os males que este medicamento pode me causar?

A vitamina C é bem tolerada. Altas doses podem causar diarréia e formação de cálculos renais de oxalato de cálcio. Doses diárias maiores a 600 mg podem apresentar ação diurética. A tolerância pode induzir o paciente a aumentar a dose. Caso ocorra qualquer reação desagradável, a administração de Energil C Rose Hips deve ser interrompida.


Composição

Cada comprimido efervescente contém: vitamina C(com Rose Hips) (ácido ascórbico) 1 g e 2 g. Excipiente q.s.p. 1 comprimido.


Interações Medicamentosas

A administração concomitante de Energil C Rose Hips com ácido acetilsalicílico previne a elevação da concentração de leucócitos no sangue. O ácido ascórbico interage potencializando a ação das substâncias, em solução, com aminofilina, bleomicina eritromicina, nitrofurantoína sódica, estrogênicos conjugados, cloranfenicol, clorotiazida, hidrocortisona. Já com o paracetamol, o ácido ascórbico promove um aumento da meia-vida desta substância, sendo uma associação vantajosa.


Laboratório

Indústria Brasileira

Next post:

Previous post: